O que é a Taxa Selic! 2021

Tempo de leitura: 5 minutos

O que é a Taxa Selic

A taxa Selic é a taxa básica de juros da economia brasileira, definida pelo Comitê de Política Monetária (Copom). A Selic influencia todas as outras taxas de juros cobradas pelos bancos em empréstimos e oferecidas como rendimento por diversos produtos de investimentos em renda fixa pós-fixados. Ou seja, é uma taxa de referência que norteia todas as outras taxas de juros. Mas o que a taxa Selic tem a ver com você e com seus investimentos? Para que ela serve? Por que as mudanças na taxa Selic são importantes? É sobre isso que vamos falar neste artigo.


A importância da taxa Selic
A taxa Selic está sempre presente nos noticiários, com especialistas fazendo projeções e comentários. Afinal, ela é a mais importante taxa de juros da economia brasileira. Mais do que isso, a Selic é também um instrumento de política monetária que permite controlar a inflação e o nível de investimento do país, por exemplo.
Lembrando que juros são a remuneração cobrada pelos financiamentos, ou seja, empréstimo de dinheiro. Pois é, entre as instituições do mercado financeiro há operações de financiamento o tempo todo. O dinheiro vai pra lá e pra cá diariamente, e a Selic tem um papel fundamental ao uniformizar a taxa de juros desses financiamentos.


Mas de onde vem a palavra Selic?
Selic é a sigla para Sistema Especial de Liquidação e Custódia, o sistema que registra e monitora as operações financeiras diárias com títulos públicos. O Selic emprestou seu nome à taxa básica de juros que é apurada… pelo Selic! Quando alguém fala “o” Selic, está se referindo ao sistema de liquidação e custódia. Já “a” Selic é a taxa básica de juros, apurada por meio deste sistema. Deu para entender a diferença? Na definição do Banco Central do Brasil, a taxa Selic é “a taxa média ajustada dos financiamentos diários apurados no Sistema Especial de Liquidação e de Custódia (Selic) para títulos federais.”


Taxa Selic meta
A taxa Selic meta é a mais importante para você e por isso ela é o foco deste artigo. O nome é esse pois essa taxa é a meta que o Comitê de Política Monetária (Copom) estipula para os juros básicos do país nas famosas reuniões realizadas a cada 45 dias em Brasília. A Selic meta está em 2,5% ao ano (2021). Como vimos, a taxa é calculada e varia diariamente, mas sempre fica muito próxima à meta. Como vimos antes, a taxa Selic meta serve de referência para definir todas as demais taxas de juros praticadas no Brasil.


Taxa Selic over
Além da taxa Selic meta, existe ainda a taxa Selic over. Ela é a média ponderada de todas as operações financeiras registradas no sistema Selic lastreadas em títulos públicos federais. Mas o que são essas operações financeiras lastreadas em títulos públicos? São operações que os bancos precisam fazer todos os dias para zerar suas posições financeiras. A média ponderada dos juros pagos por esses depósitos que os bancos fazem constitui a taxa Selic over.


Taxa Selic e os investimentos
Como vimos, a taxa Selic serve como parâmetro para que os juros dos bancos e outras instituições financeiras sejam calculados. Quando o governo diminui a Selic, as taxas cobradas pelos bancos nos empréstimos e as taxas pagas como remuneração dos investimentos também diminuem.
Exemplos de investimentos com rendimento diretamente atrelado à Selic:


Tesouro Selic
Esse tipo de título público oferecido pelo Tesouro Direto é considerado o investimento mais seguro da economia brasileira. O rendimento é atrelado à Selic.


Poupança
Talvez você não saiba, mas o quanto a sua caderneta de poupança vai render também depende da taxa básica de juros da economia.


Existem duas possibilidades:
Quando a Selic é maior que 8,50% ao ano, a poupança tem rendimento de 0,50% ao mês + TR (taxa referencial)
Quando a Selic é menor ou igual a 8,5% ao ano, a poupança rende o equivalente a 70% da taxa Selic vigente no período
CDB, LCI e LCA
Os títulos privados do tipo CDB, LCI e LCA são emitidos por bancos e sua rentabilidade é geralmente atrelada ao CDI (que, por sua vez, anda junto com a Selic).
A Selic como instrumento de política monetária
Por que a Selic sobe e desce? Quais critérios o Copom usa para determinar qual é a meta da Selic? Se a intenção do governo é movimentar a economia e incentivar o consumo, ele reduz o valor da taxa Selic. Por outro lado, se a inflação aumenta e começa a incomodar, o governo faz com que a meta da Selic diminua, para que a economia esfrie e cesse o aumento dos preços. A taxa de desemprego do país também é impactada pela Selic, você consegue imaginar o porquê? Quando a taxa Selic aumenta e freia o consumo, as empresas vendem menos. Com isso, acabam demitindo funcionários para compensar a queda nas vendas. Da mesma forma, com a Selic mais baixa e o consumo crescendo, em tese as empresas acabam contratando mais funcionários para dar conta da demanda.
Brasil: uma das taxas de juros mais altas do mundo
Sim, o Brasil tem uma das mais altas taxas de juros de todo o mundo. Em 2021, o Brasil conseguiu sua melhor posição histórica no ranking de juros reais, ou seja, juros descontados da inflação: 2,00% ao ano. Ainda assim, nosso país está no topo do ranking. Apenas quatro países têm juros maiores que o Brasil: Argentina, Turquia, Rússia e México. A taxa de juros real é calculada com o desconto da inflação no período. Nessa conta, a Venezuela, que tem uma taxa mais de três vezes mais alta que o Brasil (21,78% ao ano), é a último colocada no ranking dos juros reais, já que sua inflação é exorbitante.

GUIA CURSOS EAD – Site com os melhores conteúdos do mercado digital.

FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE VENDEDORES DE VEÍCULOS – Curso de formação de novos vendedores de veículos

VEICULOCERTO.COM – Site de classificados de veículos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *