Tempo de leitura: 3 minutos

A taxa de juros de financiamento é um dos fatores que mais interferem no valor total pago. Cobrada mensalmente do cliente, a taxa é um dos tipos de juros envolvidos no processo de financiamento e que, certamente, causam impacto no bolso do consumidor. Entender o impacto da taxa de juros de financiamento pode ser interessante para saber quão valioso é ter um valor amplo para dar de entrada e, consequentemente, financiar o menor montante possível da compra de um veiculo
Tipos de taxas de financiamento
Quanto às taxas de juros de um financiamento, no entanto, existem três tipos que estão mais presentes nessa modalidade de crédito. A primeira é a taxa nominal, bastante utilizada no mercado financeiro, que consiste em uma taxa de juros com unidade referencial de tempo diferente do período de capitalização em questão. Por exemplo: a taxa de juros ao ano de um financiamento é, na verdade, uma taxa nominal, pois, nessa modalidade, a capitalização é feita mensalmente. Os juros em que os períodos de acúmulo de capital e a tempo referencial se coincidem são chamados de taxa efetiva. Dos juros de financiamento em que o consumidor tem contato frequente, a taxa nominal e a taxa efetiva são as mais presentes no seu planejamento financeiro. No entanto, os bancos ainda contabilizam a taxa real, que serve para apurar os ganhos do credor na operação de crédito. Para efeito de comparação entre os valores praticados entre duas instituições, há ainda o CET (Custo Efetivo Total). Mesmo não sendo, de fato, uma tarifa incluída na parcela de quitação do financiamento, ele é a taxa que considera todos os encargos e despesas presentes no empréstimo — mostrando ao consumidor o custo total da operação em questão.
Influencia SELIC
A Selic é a taxa básica de juros do Brasil, administrada pelo Banco Central e que serve como referência para todo o mercado financeiro em relação aos juros praticados. No entanto, além de ser fator referente, ela também pode ser considerada como um instrumento controlador — principalmente, da inflação dos mercados. Caso a Selic suba, a probabilidade é que a taxa de juros de financiamento também siga o mesmo caminho é grande — da mesma forma que o contrário pode acontecer. Sendo um dos maiores mercados da economia brasileira, não é incomum o movimento da Selic alterar o funcionamento do ramo imobiliário.
Mesmo com a Selic sendo um referencial para todo o mercado financeiro, a taxa de juros de financiamento possui outros fatores importantes que influenciam na forma como ela é alterada. Sendo o “preço” cobrado pela instituições financeiras pelo simples ato de empréstimo, elas são, basicamente, mais um produto do mercado. Caso não fossem, é provável que todos os juros de empréstimo entre as empresas que trabalham com crédito fossem iguais. Para estabelecer uma forma de como calcular juros de financiamento, primeiramente as instituições financeira analisam o mercado.
Além da taxa de juros de financiamento, um financiamento também é composto pela e por outros encargos, como seguros e a taxa administrativa.
GUIA CURSOS EAD – Site com os melhores conteúdos do mercado digital.
FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE VENDEDORES DE VEÍCULOS – Curso de formação de novos vendedores de veículos
VEICULOCERTO.COM – Site de classificados de veículos.