Tempo de leitura: 3 minutos

Aqueles que buscam por um empréstimo ou já precisaram pedir uma ajudinha desse tipo certamente já ouviram sobre score de crédito – aquela famosa frase “Desculpe! Seu score de crédito é muito baixo”. É fácil saber o quão importante ele é nesses casos, mas entender o que ele significa e como consultá-lo não é uma tarefa tão simples. Como o próprio nome já diz, trata-se de uma pontuação utilizada pelas instituições financeiras para analisar a capacidade de pagamento do seu cliente antes de conceder qualquer tipo de crédito. Isso vale pra empréstimo, financiamento e até para liberar limite no cheque especial. Mas saber apenas a definição não basta. Por isso, separamos algumas dicas importantes sobre o tema para que você veja por que entender bem essas duas palavrinhas é tão importante.
Continue lendo!
O que é score de crédito?
Como já dissemos, ele é basicamente uma ferramenta pela qual as instituições financeiras, lojistas e bancos decidem se vão ou não conceder crédito aos seus consumidores. O score é uma pontuação de 0 a 1000 em que são analisadas as informações de como o consumidor se comportaria perante os pagamentos de suas dívidas. Para calcular são analisados alguns itens, tais como:
– registros no SPC e Serasa;
– idade;
– renda;
– estado civil;
Mediante essas informações, é realizado um cálculo estatístico e automaticamente o sistema relaciona uma pontuação ao consumidor. Quanto mais alto for o valor calculado, melhor será para o seu currículo financeiro. Por outro lado, a baixa pontuação significa que seu índice de inadimplência – a chance de você dar calote em quem está te concedendo o crédito – é alto.
A pontuação do score funciona da seguinte forma:
– até 300 pontos — alto risco de inadimplência;
– entre 300 e 700 — risco médio de inadimplência;
– acima de 700 — risco baixo.
Por que ter um score baixo é ruim?
Por ser o principal fator analisado pelas instituições para conceder crédito, já dá para imaginar que ter uma pontuação baixa não é muito favorável. Com certeza são poucas as pessoas que emprestariam dinheiro a um mal pagador, não acha? O mesmo ocorre com os bancos. Afinal, se um consumidor tem um score baixo, ele provavelmente não terá condições de cumprir os prazos de pagamentos de suas dívidas. Dessa forma, se você não tem uma pontuação atrativa – geralmente estabelecida pela instituição financeira -, dificilmente conseguirá a liberação do crédito. E mais: quando consegue, provavelmente terá de pagar caro por isso, já que o risco de não quitar a dívida é alto.
Como consultar os Scores?
Para consultar o Score, é necessário que o consumidor acesse o site o SERASA Consumidor, digitando o CPF do usuário e, em seguida, aparecerá uma relação média de pessoas na mesma faixa etária do cliente e o cálculo médio dos Scores de cada um.
Como aumentar o Score?
Primeiramente é preciso entender que essa ferramenta não possui efeito imediato nos CPF’s. Além disso, o aumento de Score não é garantia de aprovação de crédito, imediatamente. As empresas, de maneira geral, possuem alguns critérios que antecedem a quantidade de Score, como: A idade ou até mesmo a restrição nos órgãos de proteção. Porém, fica claro que, com uma quantidade considerável de Score, o consumidor consegue movimentar o seu CPF com mais facilidade.
Algumas atitudes básicas, são necessárias para que aumentem a quantidade dessa ferramenta no CPF dos interessados. Sendo elas: Retirar o CPF das restrições dos órgãos de proteção ao crédito, é a primeira e mais importante atitude que deve ser tomada quando se tem interesse nessas ações; A atualização dos dados pessoais, é a segunda coisa a se fazer; e o pagamento correto de quaisquer dívidas, também se enquadra nesses quesitos.
GUIA CURSOS EAD – Site com os melhores conteúdos do mercado digital.
FORMAÇÃO E CAPACITAÇÃO DE VENDEDORES DE VEÍCULOS – Curso de formação de novos vendedores de veículos
VEICULOCERTO.COM – Site de classificados de veículos.